[Cascavel-pm] assunto 1

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Quarta Fevereiro 22 16:37:25 PST 2006

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:

> Erm... acho que o que ele quis dizer foi como utilizar o Perl pra
> fazer as coisas de uma forma portável e deixar de depender de
> programas externos.
> Não outra forma de chamar programas externos.
>
> I.e. utilizar opendir()/readdir() para ler o diretório.

------------8<------------

opendir(DIR, $caminho_desejado)
   or die "erro acessando diretorio $caminho_desejado: $!";

while($entrada = readdir(DIR))
{
     # fazer o que quiser com a entrada... simulando o ls, por exemplo:
     print "$entrada\n";
}

closedir(DIR);

------------8<------------

Claro que TIMTOWTDI, mas não acho que esse seja um bom exemplo para
eles. O ideal seria algo mais específico e que de fato seja dificil,
complicado, confuso ou simplesmente não poderoso o suficiente para ser
feito em shell script.

Tem muitos exemplos, como o próprio Daniel falou, qq coisa com mais de 3
linhas tá valendo. No meu caso, qualquer coisa que envolva laços eu só
faço em Perl (a menos que seja realmente muito simples, mas nesse caso
não precisaria de um laço ;)

vou pensar em alguns exemplos mais concretos...

[]s

breno