[Cascavel-pm] PerlApplet?

Sexta Fevereiro 17 08:36:54 PST 2006

On 2/17/06, João Gabriel <jamorreu em gmail.com> wrote:
> Já do meu ponto de vista, os dados devem ser tratados no servidor...
> por mais que você incorpore expressões regulares no java script para
> tratar alguma informação, um usuário mau intencionado pode salvar a
> página em seu computador e remover esse java script que trata os dados
> e enviar os dados de forma errada...

A checagem deve ser feita no cliente E no servidor.

No cliente para garantir uma experiência "smooth" pro usuário. No
servidor para garantir consistência. Quem é familiar com alguma
arquitetura MVC sabe que é recomendado que as checagens de
consistência sejam replicadas nas 3 camadas (não que isso deva ser
feito manualmente, o framework utilizado pode oferecer essas
facilidades).

Você checa na sua View para garantir uma melhor experiência para o
usuário final, você checa no seu Controller para garantir consistência
nas regras de negócio e por fim você checa no seu Model para garantir
a integridade do banco de dados (e.g. foreign keys, constraints, etc).

Só uma nota: JavaScript *tem* expressões regulares e é tudo bem
Perl-like, por sinal.

-Nilson Santos F. Jr.