Re: [Cascavel-pm] performance de BD com registros contendo espaços (OFF-TOPIC)

Quinta Fevereiro 9 11:28:04 PST 2006

On 2/9/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Essa query é criada dinamicamente, portanto os dados
> são recuperados da base (que está um caco, como podem
> ver). Além de problemas óbvios de correr o risco de
> não encontrar algo, quanto espaços podem causar de
> perda de performance em queries parecidades com esta
> (ou seja, sem usar LIKE)? Isso é estritamente
> dependente do BD ou na teoria é ruim para qualquer um?
>
> Não tenho acesso aos dados para corrigir isso, mas
> seria interessante levantar a perda de performance,
> caso ela realmente exista e seja significante.

Caso exista um índice na coluna, não existe perda de performance mensurável.
Caso não exista a performance já será ruim de qualquer forma.

Na verdade, usar campos com largura fixa (CHAR ao invés de VARCHAR) é
algo "feio" mas que, normalmente, traz uma performance melhor que
campos com largura variável.

A única perda de performance mesmo é que no seu programa você terá que
fazer o padding com espaços ou então usar LIKE (e aí sim você teria
uma perda de performance).

-Nilson Santos F. Jr.