Re: [Cascavel-pm] Sugestão p/ os web-sites dos grupos e a SPB

Domingo Fevereiro 5 17:08:04 PST 2006

On 2/5/06, Breno G. de Oliveira <breno em clavis.com.br> wrote:
> Admito que há uma carência de *boas* IDE's, voltadas exclusivamente para
> o desenvolvimento em Perl (que por ser único em tantos quesitos merece
> sua IDE própria, EMHO), especialmente com integração de debuggers, mas
> isso é outra história e já foi até discutido em uma thread anterior.

Na verdade, pra quem gosta de IDEs gráficas, o Komodo da ActiveState é
uma ótima IDE. É rápido, tem autocompletion de código, tem um browser
built-in, tem editor de janelas Tk gráfico (estilo Visual Studio, só
que adaptado aos conceitos do Tk). Só não tem aquelas opções de
refactoring do Eclipse, por exemplo. Mas é pago.

Pra quem gosta do Eclipse, tem o EPIC, que é um plugin pro Eclipse ter
recursos para Perl também. Tem até umas opções para leves tarefas de
refactoring (usando o módulo Devel::Refactor). E é gratuito. Mas eu,
particularmente, odeio o Eclipse. Ele é excessivamente pesado pro meu
gosto.

Claro que tudo poderia ser melhorado. A questão é que eu acho que não
existe muito mercado (principalmente aqui no Brasil) pra IDEs para
Perl. A maioria das pessoas que programam em Perl preferem
simplesmente um editor com syntax highlighting e pronto.

-Nilson Santos F. Jr.