Re: [Cascavel-pm] Sugestão p/ os web-sites dos grupos e a SPB

Sábado Fevereiro 4 18:15:15 PST 2006

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>
escreveu:

> O perlstyle cuida de coisas bem mais subjetivas
> como, por exemplo,
> como é feita a abertura de chaves (na linha do "if"
> ou na linha de
> baixo). Entre outras coisas. Ele até chega a fazer
> algumas
> recomendações um pouco mais substanciais mas é
> somente sugerindo uma
> forma de fazer coisas básicas. É quase somente um
> guia estético e de
> sugestões de legibilidade.

Ok, estamos de acordo até aqui. Mas você há de
concordar que, se uma quantidade maior de
programadores tivessem lido essa documentação, Perl
não teria essa fama de linguagem "write only".

> Padrões de desenho são coisas completamente
> diferentes da proposta do
> "perlstyle". Pensar em padrões de desenho é ponderar
> se você irá usar
> objetos usuais ou inside-out objects. Se você vai
> adotar uma classe
> factory geradora de objetos ou não. Se você vai dar
> preferência à
> delegação ou herança. É algo num nível superior e
> que, na maioria dos
> casos, não é uma teoria que se aplica apenas a uma
> linguagem mas, sim,
> a qualquer linguagem.

Ok, aqui também estamos de acordo. Só vou adicionar
duas coisas:
1 - Ler design patterns quando se está começando OOP é
chato.
2 - Ler design patterns e ficar abstraindo como você
faria aquilo com Perl, Java, Python ou o raio que seja
é mais chato ainda.

Design patterns não foi criado para massagear o ego de
programadores nem entreter rodas em festas de final de
ano. São receitas de coisas que sabidamente funcionam.
Se é necessário saber isso para programar em OOP, isso
é relativo. Você pode dar voltas, fazer algo mais feio
(ou melhor) mas pode chegar ao mesmo resultado. IMHO,
aprender design patterns é o próximo passo para o
programador, até porque fazer uso deles (quando
possível) aumenta sua produtividade.

Agora imagine um programador novo que resolve aprender
Perl. Ele lê o tutorial de programação OOP na
documentação básica e depois de algum tempo resolve
que deve procurar por padrões de design porque algum
programador Java o pentelha sobre isso. O que ele
deveria fazer? Comprar o livro da gangue dos 4, que
está em inglês e dá exemplos em C++? Procurar no
Google e rodar um pouco até achar o site
http://perldesignpatterns.com?

O que estou dizendo é que incluir uns dois ou três
exemplos de padrões e um link para
http://perldesignpatterns.com não vai matar ninguém.
Se queremos trazer programadores novos para a
linguagem então temos que facilitar um pouco a vida
deles, porque é exatamente isso que Java e Python
estão fazendo no momento.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br