RES: [Cascavel-pm] Sugestão p/ os web-sites dos grupos e a SPB

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Sexta Fevereiro 3 19:19:56 PST 2006

Donato Azevedo wrote:

> o perlmonks tem nodos em portugues. Inclusive um thread imenso
> iniciado pelo Mago.
> http://www.perlmonks.com/?node_id=464964
> <mago>
> Segundo agora nosso amigo e mestre Merlyn, devemos postar no Perlmonks
> em protuguês também para incluir os monges brasileiros e de outros
> países que falam português.
> </mago>
>
> desta maneira.. se a idéia é uma coisa do tipo perlmonks em
> portugues... esse lugar existe: www.perlmonks.com
>
> sou bem fluente na lingua do bardo, mas posso sempre começar a postar
> [...]

Oi Donato,

Não estou de maneira alguma desmerecendo o PerlMonks, muito pelo
contrário. Mas apesar dos esforços do Mago, do Champs (que traduziu
muitos nodes importantes para o português), e de tantos outros, duvido
que o perlmonks algum dia torne-se algo suficientemente "não-inglês"
para que uma pessoa que não seja fluente na lingua possa se sentir bem
lá dentro.

Repare que no próprio node que você citou vários brasileiros como o
Flávio Glock, o MDA, e muitos outros falantes da língua portuguesa
colocaram suas mensagens em ambas as línguas, e isso é um esforço
dificilmente mantido (afinal, se a língua comum é o inglês, nada mais
natural do que vc se expressar nela).

No perlmonks tem um monte de coisa legal como os fóruns, a "corrida para
santificação", os cantos de poesia, as brincadeiras com JAPH,
competições de golfe e até confessionário. Essas são coisas típicas do
perlmonks e tentar fazer igual é perda de tempo EMHO. Mas não foi isso
que sugeri. Um iniciante em Perl certamente encontra no perlmonks toda a
infraestrutura que precisa para aprender e se divertir com a linguagem e
sua comunidade, mas apenas se ele se sente confortável com o inglês. A
idéia de nodes (ou nós, ou até nodos) em PT_BR é ótima e deve ser
estimulada por toda a comunidade. Mas isso não tira a importância de um
bom ponto de encontro para falantes da língua portuguesa, com sua
própria cara e identidade, mas que traga o mesmo tipo de centralização
que o PerlMonks traz aos falantes da língua inglesa (que inclui
brasileiros).

Não sei se consegui ser claro o suficiente, então desculpe se estou me
repetindo. Não falo em fazer um "perlmonks.org.br" mas sim uma página da
SPB com informação centralizada e serviços diversos para que a
comunidade falante de lingua portuguesa possa se sentir mais em casa e
receber o retorno da comunidade Perl brazuca (e portuguesa, e angolana,
etc) sem precisar recorrer a tradutores ou a "entender só a idéia" das
coisas. Se a idéia é atrair brasileiros ao Perl, temos que dar a base
pra eles, e não apenas indicar a base que foi dada a falantes de outro
idioma.

Imagino que seja como uma lista de discussão. Eu não moro em Cascavel,
só estive lá uma vez e de passagem. Por que então estou nessa lista? Pq
a cascavel é a lista "oficial" do Perl no Brasil. Mas então, o que estou
fazendo na "rio.pm"? Ora, nem todos os cariocas iniciantes no Perl sabem
da existência ou importância da Cascavel.pm, e muitos assuntos são
relevantes apenas ao pessoal do Rio. Analogamente, o Perlmonks é "O"
site da comunidade Perl, mas algumas coisas dizem respeito à
personalidade, ao mercado e às necessidades da comunidade Perl do Brasil
(ou até da língua portuguesa de um modo geral - talvez o Mago que está
em Portugal possa falar melhor sobre isso), então nada melhor do que um
site da SPB com recursos, funcionalidades, material e links em
português, para o programador/entusiasta/gerente de TI do Brasil.
Depois, se o sujeito se sentir confortável, ele será não apenas bem
vindo como encorajado a participar do perlmonks ;)

Pelo menos é assim que eu penso.

Desculpem o email longo. Espero não ter falado muita besteira nem ter
"viajado" muito. Já tá tarde e estou meio cansado (semana complicada,
dormi muito pouco)...

[]s

breno