Re: RES: [Cascavel-pm] Sugestão p/ os web-sites dos grupos e a SPB

Solli Moreira Honorio shonorio em terra.com.br
Sexta Fevereiro 3 11:45:31 PST 2006

> --- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>

> Já tinha visto o website antes depois de algumas
> buscas no Google. Mas isso é conteúdo importante e
> pouco divulgado. A documentação oficial do Perl ensina
> OOP, mas nada sobre padrões de design... o que quiz
> dizer é que a documentação oficial já está dando
> sinais de velhice. Por exemplo, tenho o livro do
> camelo (em português) e ontem me caiu a ficha se o que
> ele ensina ali é o modelo velho de threads ou o modelo
> novo ithreads e nem se aquilo tudo ali ainda vale para
> alguma coisa.

> [...]

A documentação do Perl é uma introdução sobre a linguagem, como a linguagem funciona, a gramática da linguagem,
operadores, etc. Técnicas de programação e codificação são apreendidas de outras formas (em outros documentos)
que não a documentação básica - por isto existe tantos livros sobre linguagens. Na documentação do Perl é
explicado como criar uma classes e instânciar objetos na linguagem, cabe a nós apreender técnicas e aplica-las
dentro destas regras da linguagem.

No livre "Perl Best Practice" por exemplo, é ensinado técnicas bem interessantes sobre POO em Perl, técnicas
que resolve problemas que eu acho muito ruim no Perl (como por exemplo armazenar variáveis no hash do objeto),
aliais, eu adorei este livro.

Abraços,

Solli M. Honório