[Cascavel-pm] festival de linguagens de programação (off-topic)

Segunda Agosto 21 10:51:01 PDT 2006

On 8/21/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> 1 - No FISL tivemos vários monges que cederam os
> direitos sobre as palestras dadas para ter o "apoio"
> da Tempo Real. Essas palestras não estão disponíveis
> para download. Eu mesmo gostaria de vê-las. Mas não
> vou me extender nesse tema agora.
>
> 2 - Algum tempo depois temos um evento desse tipo... e
> aonde está nosso apoio?

Acredito que essas observações deveriam ser direcionadas aos contatos
que foram feitos dentro da Tempo Real. Infelizmente, acho que ficar se
remoendo aqui na lista não adiantará muita coisa.

> Se imaginarmos que alguns monges se dão ao trabalho de
> viajarem apenas para divulgar a linguagem em
> palestras... porque não recebemos um espaço na grade
> desse festival?

Porque eles julgaram que não era interessante. Porque Perl tem cara de
linguagem velha. É complicado isso de ficarmos gerando expectativas.
Acredito que todos os palestrantes fizeram o melhor possível e
certamente várias pessoas na audiência gostaram do trabalho. Mas
qualidade não é o fator determinante em várias coisas desse tipo,
infelizmente. O que leva ao ponto seguinte.

> Sinceramente, eu duvido que o Brasil tenha mais
> programadores de Ruby do que de Perl.

Ruby é a linguagem da moda, junto com Python. O número de
programadores Perl *no mundo* é maior que de Ruby ou de Python. O
problema é que, enquanto ambas crescem, Perl descresce. São poucos os
novos sistemas desenvolvidos em Perl, boa parte dos projetos em Perl
são coisas antigas em manutenção até hoje.

Isso não acontece por inaptidão técnica da linguagem ou dos
desenvolvedores mas simplesmente é como as coisas são e cabe a nós
utilizarmos as melhores ferramentas disponíveis ao nosso alcance, na
medida em que tivermos capacidade de escolha.

Contudom, eu fico feliz com o crescimento de linguagens como Ruby e
Python, apesar de roubarem espaço de Perl. Digo isso porque ambas são
boas linguagens de programação e estão realizando uma tarefa que Perl
não tinha conseguido muito bem: mostrar que linguagens modernas podem
ser utilizadas nas mais variadas áreas possíveis. Se por um lado, elas
roubam espaço de Perl, fazem um dano muito maior a linguagens
tradicionais como Java e isso é algo bom, em minha opinião, pois faz
com que Perl 6 tenha mais chance de ser bem sucedida pois, com sorte,
as pessoas notarão: "Ei, peraí, Perl 6 também tem todas essas coisas e
muito mais". Mas eu ainda não tenho muitas esperanças em relação a
isso.

-Nilson Santos F. Jr.