[Cascavel-pm] Como mudar senhas no meu LDAP?

Luis Motta Campos monsieur_champs em yahoo.com.br
Sexta Agosto 18 04:28:17 PDT 2006

  Pessoal,

  Eu estou tendo problemas para fazer com que o Dovecot reconheça minhas
novas senhas do LDAP. Me parece que o Dovecot não consegue encriptar
corretamente as senhas (e não obtém o mesmo valor no digest). Desta
forma, quando um usuário muda a senha usando o meu aplicativo, tudo
funciona bem, exceto o Dovecot (e o sujeito pára de pegar emails). Eu
não acho que isso seja problema do LDAP, acho que seja problema do
Dovecot. Me parece que eu preciso criptografar corretamente a senha para
que ele possa "ler" a senha do LDAP.

  Meu problema é que eu não sei como fazer isso. O Dovecot suporta
apenas CRYPT, que é a criptografia padrão de senhas do unix faz muitos
anos. Meu LDAP está adequadamente configurado para trabalhar com este
tipo de senhas, mas o Dovecot, depois que eu mudo a senha de um usuário
através do programa Perl anexo, deixa de reconhecer a nova senha como
válida, e insiste em dizer

  "dovecot-auth: ldap(user em company.net): password mismatch".

  Eu acredito que se codificar corretamente a senha, isso vai parar.
Pode ser que eu esteja fazendo alguma coisa muito idiota, mas pode ser
que eu não saiba codificar as senhas adequadamente. Por favor me ajudem.

  *Informações* *Úteis:*

  Eu fiz uma versão muito mais simples do meu programa de alteração de
senhas, que é capaz de mudar a senha de um único usuário para um valor
fixo. Mas faz isto exatamente da mesma forma que o programa real faz, e
reproduz o erro com a menor quantidade de linhas que eu consegui. O
programa segue anexo. É perl, claro. ;-)

  *Versões:*

  Meu dovecot está rodando num Debian/Sarge (Stable) 3.1. I'm also using
Perl, Net::LDAP, Apache com Mod_Perl e OpenLDAP. Tudo sobre linux, como
eu gosto. :-)

  Pacote              Versão
  ----                ----
  dovecot-common      0.99.14-1sarge0