[Cascavel-pm] [OFF-TOPPIC] Consulta Unix

Márcio Lopes marciolop em yahoo.com.br
Quarta Agosto 16 16:55:18 PDT 2006

Caro Igor,

Antes de tudo, muito obrigado pela compreensão. Espero que desta vez consiga fornecer todas as informações necessárias para que possam ajudar-me.
Vou expor a necessidade:
1- Preciso ter em uma tabela Oracle, para consultas (PL/SQL) eventuais, as informações de uso de memória, uso de cpu e dos 5 processos que estão consumindo mais recursos (no momento da coleta) de determinado servidor Unix;
2- A coleta dessas informações deve acontecer em períodos de tempo determinados (de 30 em 30 minutos, por exemplo);
3- Antes de fazer a coleta das informações é necessário saber se um processo X está rodando no servidor, caso não esteja, não é necessário fazer a coleta.
4- Preciso dispor as informações em colunas (Coleta, Data_Hora, Cpu, Memória, Processo1, Processo2, Processo3, Processo4, Processo5) da tabela Oracle. Por exemplo:
      COLETA DATA_HORA CPU MEMÓRIA PROCESSO_1 PROCESSO_2 PROCESSO_3 PROCESSO_4 PROCESSO_5
      coleta1 15/8/2006 18:30 60% 70% x y z a b
      coleta2 15/8/2006 19:00 50% 80% y a z x b
      coleta3 15/8/2006 19:30 70% 85% a b z y x
      coleta4 15/8/2006 20:00 30% 40% b y x a z

5- A cada coleta devo importar os dados resultantes da mesma, na tabela Oracle (a cada 30 minutos terei uma nova tupla na tabela).
coleta1    16/8/2006 20:30    50%    60%    s    j    f    c    k

O grande X da questão é: Como fazer essas coletas e importar essas informações para a tabela do Oracle (o Oracle está instalado no mesmo servidor onde será feita a coleta).

Sugestão (Pensei assim, mas não sei como fazer ou se funcionaria): top > coleta.txt | sql {parâmetros} load ,ou seja, imprimir o resultado do comando top num arquivo .txt e depois importar as informações (para a tabela Oracle) pelo comando sql * load.
Uma dos grandes problemas desta "solução" é a formatação (arrumação das linhas e colunas) das informações.
Outra coisa é que o comando top demora um pouco para exibir a informação de uso da CPU e por esse motivo o .txt gerado não vem com esse dado. Seria preciso colocar um delay entre o comando top e o parâmetro >, que direciona a saída de um comando (ficaria assim: top delay > coleta.txt). Desta forma daria tempo para que todas as informações fossem montadas antes que aconteça a impressão no arquivo .txt.

Acho que seria isso.

Um grande abraço!

Márcio Lopes.