[Cascavel-pm] Arquivo configuracao a parte

Terça Agosto 15 18:05:06 PDT 2006

On 8/15/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Bem... alguém vai ter que criar a view, certo? E
> seguramente a sintaxe muda de banco para banco. Logo,
> como "espetar" a aplicação e sair rodando sem ir até o
> SQL?

Certo. Mas a idéia é que *sua aplicação* é portável. Você só precisa
de um backend que te forneça aquelas tabelas / views.

Você está querendo especificamente otimizações exclusivas de cada
banco de dados. É bastante razoável que isso seja feito manualmente.
Otimizações simples como buscar o último ID inserido são simples de
serem tratadas especificamente para cada banco de dados e valem o
esforço de uma implementação automatica. O problema é que os bancos de
dados diferem em milhares de maneiras diferentes (inclusive de versão
pra versão de um mesmo RDBMS) e não tem muito jeito de fazer algo que
gere todas as otimizações automaticamente.

O ganho de performance em views normalmente é o mesmo tipo de ganho
que ocorre em stored procedures. O RDBMS já as guarda como queries
pré-compiladas e altamente otimizadas.

E não, eu não sou garoto propaganda. É que eu gosto de divulgar as
tecnologias (ou qualquer outra coisa mesmo) que eu julgo interessantes
e que valem à pena. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.