[Cascavel-pm] mapeamento objeto-relacional

Luis Motta Campos monsieur_champs em yahoo.com.br
Domingo Abril 30 05:28:12 PDT 2006

Lorn wrote:
> Oi Champs
> Voce diz que Java está ficando mais rapido, mesmo usando modulos como o
> Apache::DBI que deixa a comunicação com o Banco permanente?
> Acho que o servlet do Java faz isso por default...

   Lorn, eu não disse isso. É tudo culpa do Alceu, viu?
   Faz ele pagar a breja no próximo social, que esse negocio de tomar
todas sozinho e depois vir postar para a lista parece hábito de
inglês... ;-)

> [...]
>      > "emprestam" conexões
>      > enquanto você precisar, e depois "emprestam" para
>      > outro processo?
>
>     Você deve estar falando de pools de conexões, certo?
>     Eu andei pesquisando e achei isto:
>
>     http://apache.webthing.com/database/
>     http://sqlrelay.sourceforge.net/
>
>     Não testei. Mas utilizar pool de conexões com certeza
>     é uma excelente idéia. No entanto, eu acho que isso
>     deveria ser fornecido exclusivamente pelo servidor,
>     como acontece com servidores de aplicação como Tomcat,
>     Weblogic e Websphere, e que seja fornecido apenas uma

   Alceu, eu acho que é interessante poder oferecer a funcionalidade de
um pool de conexões para qualquer aplicação que deseje ter este tipo de
coisa. É boa pratica de programação, e normalmente as pessoas precisam
deste tipo de recursos para todo tipo de serviço que potencialmente pode
ser utilizado por muitas pessoas ao mesmo tempo.

   Aí tem meus dois centavos sobre isso. ;-)
--
  Luis Motta Campos is Software Engineer, Oracle OCP/DBA, Un*x