[Cascavel-pm] Hands-on via web

Luis Motta Campos monsieur_champs em yahoo.com.br
Domingo Abril 30 05:20:56 PDT 2006

Solli Honorio wrote:
> Luis,
>
> Técnicamente, como é que podemos viabilizar isto de uma maneira segura
> para quem for hospedar o site, você tem alguma diretriz ?

   Eu acho que a melhor forma de fazer é /não/ fazer. ;-)
   Eu estava lendo o email da brincadeira que o Flávio fez sobre
escrever um interpretador Perl 6 em Javascript (isso ia certamente
ganhar da implementação em Haskell no quesito weirdness), e achei que a
idéia de obrigar o cliente a rodar o interpretador (e eventualmente
poluir o @INC dele com sub refs para buscar módulos em algum servidor da
gente, por comodidade) pode ser interessante.

   De qualquer forma, temos problemas grandes para resolver caso
desejemos implementar tudo server-side: o interpretador vai mesmo
precisar guardar montes de informações de contexto que nem sempre são
simples ou fáceis de guardar. A gente pode sofrer ataques de DoS
dependendo de como vamos disponibilizar o acesso aos dados.

   Eu cheguei a pensar em usar um interpretador Perl embebded num Applet
Java... o que não deixaria de ser interessante: "Use Java para algo
útil: deixe um applet te ensinar Perl". ;-)

   Inline::Java::PerlInterpreter
http://search.cpan.org/~patl/Inline-Java-0.50/Java/PerlInterpreter/PerlInterpreter.pod

   Mas claro, isso por enquanto é apenas uma idéia...
--
  Luis Motta Campos is Software Engineer, Oracle OCP/DBA, Un*x