[Cascavel-pm] Informacoes no arquivo

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quarta Abril 19 07:22:30 PDT 2006

Patty Silva wrote:
> formato do meu arquivo:
>
> TIPO TIME ID TESTE
> V-NOME B1910 300.00 001111 X
> V-NOME B1910 300.00 002222 C
> V-NOME B1910 300.00 003333 X
> V-NOME B1910 300.00 004444 C
>
> Eu quero pegar somente as VARIAVEIS que comecem com V , no caso
> V-NOME, V-END.. pq as outras nao possuem valor..var TEL , var FAX ...

Aqui vai um exemplo didático:

while ( <> ) {
   chomp; # elimina "\n" do final da linha

   # captura variáveis
   my( $var, $tipo, $time, $id, $teste) = /^
         (V-\w+) # "V-" seguido por letras,
         \s*     # espaços,
         (\S+)   # qq coisa exceto espaços,
         \s*	# espaços,
         (\S+)	# e assim sucessivamente
         \s*
         (\S+)
         \s*
         (\S+)
         \s*
         $/x;

   if ($var and $tipo and $teste) {
     print "VAR: $var TIPO: $tipo TESTE: $teste\n";
   }
}

Observe que, ao invés de abrir o arquivo com "open", nós usamos o
"operador diamante" ( "<>" ), que é uma maneira muito simples e
conveniente de lidar com arquivos:

while ( <> ) {
   # faz alguma coisa com $_
}

[]s

Nelson

--
Nelson Corrêa de Toledo Ferraz

Segula Technologies (www.segula.fr)
Free Software Foundation Associate Member #3203
Sociedade Perl do Brasil (www.perl.org.br)
Rede Livre de Compartilhamento de Cultura Digital