Re: [Cascavel-pm] Fwd: [PSL-Brasil] Pagar pra quê? Eu uso Linux!

Luis Motta Campos monsieur_champs em yahoo.com.br
Domingo Abril 2 10:44:15 PDT 2006

Donato Azevedo wrote:

> confirmo. até mesmo em cursos como engenharia de controle ou
> engenharia elétrica, onde eu esperava que houvessem usuários
> interessados em linux, não ha esforço para a migração. Alguns
> justificam que o Windows é tão gratuito quanto o linux (pirataria..) e
> outros reclamam que não ha suporte a softwares de engenharia (mesmo
> sem antes procurar saber se existem tais..)

   Donato, o único software de engenharia que interessa aos estudantes
de engenharia brasileiros chama-se autocad, e não tem suporte ao linux
por que a AutoDesk tem acordos com a Microshit. Desta forma, os
estudantes, que são pressionados pelo mercado de trabalho a conhecer e
saber usar o Autocad acabam obrigados de livre e espancada vontade a
usar windows.

> Também concordo pois acho que o publico alvo do projeto são os:
> "Usuários comuns, que realizam principalmente atividades como edição
> de textos e e-mails, visualização de páginas web, imagens e slides e
> comunicação via mensagens instantâneas (...)". Para tais pessoas, perl
> é ingles para pérola...

   E inglês errado, já que PEARL é que é a grafia correta... ;-)

> Agora... por outro lado... se houvesse suporte do governo para
> programas de capacitação de trabalhadores na área de TI (tipo um
> telecurso 2000 para computação), aí sim poderíamos pensar em colocar
> Perl no meio...

   Lamento, mas o governo não se interessa em dar formação para ninguém.
Nem mesmo para torneiro mecânico. É tudo culpa do medo de permitir que
as pessoas tenham opinião e tomem partidos.

  Luis Motta Campos is Software Engineer, Oracle OCP/DBA, Un*x
  Sysadmin, Member of {Lisbon,São Paulo,Cascavel,Brasil,London}
  Perl Mongers and Perl Fanatic Evangelist