[Cascavel-pm] "Debugando" debugando o perl

Sexta Setembro 30 06:54:43 PDT 2005

On 9/29/05, Hamilton Vera <hamilton em seven.com.br> wrote:
> Uma outra dúvida, aproveitando que a lista está parada. Seria o perl um
> paradigma entre o compilado e o interpretado?
> Qual resposta devo dar quando alguém pergunta "Perl é compilado ou
> interpretado?", na dúvida eu falo "Ambos"
>
> Lembro que no "Programming Perl" dizia que Perl era compilado (creio que
> li isso, acho que até mencionava que o programa era
> compilado primeiro para depois se passado para o interpretador), mas na
> faculdade meu professor
> fez pouco caso falando que Perl era interpretado.... prefiro ficar com o
> que eu "acho"que li no livro.

Professores de universidade, geralmente, não sabem do que falam pois
são cheios de cargo-cult. Na verdade, seu professor até pode saber do
que ele está falando, se ele também fizer pouco caso de Java, caso
contrário, ele *realmente* não sabe o que fala.

A melhor resposta que você pode dar é que Perl é tão compilado quanto
Java. Com isso, você mata dois coelhos com uma cajadada só.

O que acontece é que Perl é compilado para um bytecode e depois é
executado na máquina virtual do perl. Exatamente como ocorre com a
JVM. Com a diferença de que Java é uma linguagem completamente
irritante e a JVM gasta pelo menos 8x mais memória que o perl.

-Nilson Santos F. Jr.