[Cascavel-pm] mantendo Perl atualizado num Debian GNU Linux

Terça Setembro 27 20:30:49 PDT 2005

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:
> Alguns de vocês usam Debian como ambiente de
> desenvolvimento? Estou usando um Debian Wood (eu sei,
> eu sei... poderia fazer upgrade para o Sarge) mas o
> que eu gostaria mesmo de saber como fazer é manter o
> Perl o mais atualizado disponível (5.8.7, por exemplo)
> no Debian SEM quebrar as muitas dependências
> existentes.
>
> Alguém sabe como fazer isso? Além de criar um pacote
> DEB depois de compilar o Perl. :-D

   Oies, Alceu.
   Eu sempre usei Debian.
   Você pode manter seu sistema híbrido, utilizando pacotes das quatro
distros (oldstable, stable, testing e unstable) oferecidas pelo Debian
ao mesmo tempo (claro, respeitadas as inter-dependências entre pacotes).

   Para entender como isso funciona e tirar o máximo do sistema de
pacotes, eu recomendo que você leia os manuais online do Debian, no
website. Existe um capítulo sobre como configurar seu sistema para ser
"híbrido".

   E tudo fica muito mais simples se você usar o Aptitude, ou o
Synaptic, as ferramentas de gerenciamento de pacotes que o Debian oferce
(e que dão de 10 a zero em qualquer concorrente, ainda!)

   Como uma nota adicional, eu mantenho meu Perl (5.8.7) atualizado
simplesmente mantendo o pacote "perl" da distro "testing".

   Espero que isso tenha ajudado.
   Luis Campos de Carvalho is BsC in Computer Science,
   Certified Oracle DBA, UNIX and Linux lover, Perl
   Fanatic and Leader of the Sao Paulo Perl Mongers