[Cascavel-pm] informações sobre cálculos númericos

Quarta Setembro 21 19:27:45 PDT 2005

Daniel Ruoso wrote:

> Pois eu trabalho com dinheiro usando os operadores matemáticos normais e
> arredondando para duas casas decimais... Me mostre um caso real onde
> isso não vai funcionar (exceto para a divisão, onde deve haver um
> cuidado maior) e vou me preocupar...

   Bom, você opera com quantias muito grandes? Se sim, então sabe que
erros de arredondamento (centavos truncados depois de operações de
multiplicação e/ou divisão) por quotações de moedas estrangeiras (a do
dólar tem 3 ou quatro casas depois da vírgula), ou por índices oficiais
do governo (o IGP-M, o IGP-C e outros todos tem múltiplas casas depois
da vírgula), ou por índices de correção monetária e rendimentos de
aplicações financeiras (meu investimento em fundos pagou 1,25477% sobre
a aplicação no mês passado) podem ocasionar o não-pagamento de muitos
milhares de Reais aos seus devidos proprietários.

   Se alguém se mete a besta de fazer as contas, pode processar você ou
sua empresa por "arredondar para baixo" os rendimentos/juros/conversões
que deve a ele.

   Isso pode principalmente acabar com a imagem de confiança que as
pessoas precisam ter da sua empresa para continuar colocando dinheiro
para você cuidar.

   Mas esta é apenas a minha opinião. Como este é um país livre, você
pode gostar ou não dela. Graças a Deus.

   Espero ter ajudado.
   Luis Campos de Carvalho is BsC in Computer Science,
   Certified Oracle DBA, UNIX and Linux lover, Perl
   Fanatic and Leader of the Sao Paulo Perl Mongers