Re: [Cascavel-pm] informações sobre cálculos númericos

Quarta Setembro 21 18:43:06 PDT 2005

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>
escreveu:

> Isso costuma dar problemas quando você tem que, por
> exemplo, guardar
> em campos separados os valores de impostos
> diferentes e do valor sem
> impostos de alguma coisa e as coisas têm valor muito
> baixo.

Certo. Essa é minha preocupação: as migalhas darem
problema lá na frente.

Eu revi a informação dada pelo Champs sobre a norma
IEEE 754, mas ela é por demais extensa. Mesmo esse
tutorial (que parece ser completo)
http://www.validlab.com/goldberg/paper.ps é bem
extenso também.

> Guarde tudo em termo de centavos, usando inteiros.
> Isso funciona
> perfeitamente bem em Perl para números de até 2**49,
> ou seja, você
> consegue representar nativamente usando somente
> inteiros até R$
> 5.629.499.534.213,12 (ou seja, 562949953421312
> centavos). Isso é um
> número bem grande e serve pra grande maioria das
> coisas... Sempre que
> for mandar pra tela, simplesmente coloque a vírgula
> ou divida por 100
> na hora, mas contas internas *sempre* com

Como você faz quando recebe como entrada de dados o
"5.629.499.534.213,12", digo, como você converte esse
número para inteiros? Alguma função ou você manipula
caracteres?

Obrigado!
[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior