Arquitetura de Sistemas (Was: Re: [Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês))

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Segunda Setembro 5 11:18:10 PDT 2005

Em Seg, 2005-09-05 às 09:59 -0300, Alceu R. de Freitas Jr. escreveu:
> Estava pedindo para você, que anda antenado (e
> provavelmente participa ativamente do site dos Perl
> Monks) que nos contem essas novidades bacanas... algo
> como o newsletter do Daniel. :-)

Hehe... essa foi boa... :)

Estou estudando um bocado ultimamente sobre arquitetura de sistemas de
informação, uma vez que quero fazer o Oak2 o mais robusto possível (em
termos de arquitetura), e utilizando o maior número possível de módulos
CPAN prontos (ao invés de recriar, como tinha feito no Oak 1). Projetos
como o P5EE, Template::Toolkit, Maypole etc são um exemplo de objetos de
pesquisa meus ultimamente. E a especificação da W3C foi a melhor
representação que encontrei para a arquitetura de sistemas de informação
que está começando a amadurecer agora. No lugar de sistemas monolíticos
em camadas, entra a idéia de sistemas em rede, baseado em agentes.

Pode-se encontrar algumas coisas interessantes no google procurando por
Distributed Information Systems
Agent based Information Systems
Service based Information Systems
Information Systems Architecture

Tem um livro da O'Reilly http://www.oreilly.com/catalog/entservapps/ que
foi escrito pela equipe da SAP que trata exatamente dessa questão, mas
infelizmente tou sem grana pra comprar.

daniel