Re: [Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês)

Quinta Setembro 1 14:28:10 PDT 2005

On 9/1/05, Daniel Ruoso <daniel em ruoso.com> wrote:
> Nunca uso Windows... ;) não posso contribuir nessa parte... mas sei que
> roda. o Gimp roda no windows, por exemplo... então é só uma questão de
> compilar os bindings do perl pra windows, e tudo vai funcionar perfeito.

Rodar, roda.
O problema é fazer o bindings pra Perl funcionarem.

> hmmm... eu ainda prefiro apostar no gtk, pode fazer aplicações
> integradas ao Gnome... é só o mí!

Bom, se você quer fazer aplicações integradas ao Gnome, tudo bem. Mas
a idéia é fazer algo multiplataforma de verdade.
Por sinal, o Gnome é algo que eu não gosto. Mas uma razão pra
funcionar bem em qualquer lugar: pessoas diferentes, gostos
diferentes.

> Já o pessoal do windows... hmmm... depois a gente dá um jeito... :)

Na verdade, na maior parte do tempo, eu faço parte do "pessoal do windows".
A minha opinião é que enquanto existir esse tipo de mentalidade, Perl
nunca vai conseguir atingir um grande sucesso hoje em dia. Quer gostem
ou não, 96% do mundo usa Windows.

Sinceramente, não acredito que criar uma IDE pra Perl com o objetivo
de se integrar ao Gnome e deixar pra depois para se preocupar com os
outros 96% do mundo seja o caminho para conquistar newcomers pra
linguagem. Ou pra conquistar qualquer outro objetivo a não ser
diversão dos próprios programadores que a fizeram.

Portabilidade *extrema* tem que ser um dos pontos principais. E um
programador em Perl, em minha opinião, não deveria nem ter de saber o
que é uma makefile. Não deve existir como pré-requisito um ambiente de
compilação de C/C++ pra simplesmente conseguir executar a aplicação.
Isso é padrão no mundo *nix, mas um Windows não vem com um compilador.
Ignorar que a maioria newcomers de Perl (ao menos pelo que eu vejo)
são pessoas acostumadas com Windows é algo que não pode ser feito e
levaria, indubitavelmente, a um resultado prático pífio.

Eu programo em Perl fazem 5 anos e meu sistema operacional de escolha
é o Windows. A minha opinião é que a única forma próxima de se ter uma
experiência que beira o agradável em Linux é usando o KDE e mesmo
assim, só o KDE4 que fica melhorzinho (quem sabe, meu ambiente de
escolha futuro, uma vez que o Windows Vista é nojento). Eu não tenho
problemas para compilar a maioria dos meus próprios módulos, mas
qualquer coisa que não exista nos repositórios PPM que eu conheço ou
que um:

  perl -MCPAN -e "install Module::Name"

não dê conta, é um módulo que eu não vou utilizar. Isso significa
desperdício de recursos da comunidade.

Acredito que por qualquer quesito que se possa avaliar, eu seria
considerado como um programador Perl razoavelmente experiente, porém
eu não quero me meter nas /hassles/ de C/C++. Eu quero algo que
simplesmente DWIM, qualquer que seja meu window manager ou sistema
operacional. *Isso* é qualidade, no meu ponto de vista.

A falta disso na comunidade Perl em geral é um dos entraves a seu sucesso.

-Nilson Santos F. Jr.