[Cascavel-pm] ferramentas para UML e Perl

Terça Outubro 25 06:40:33 PDT 2005

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:

> Por o Perl não ter variáveis tipadas o programa não
> deveria definir nada, mesmo que isso estivesse no
> diagrama UML. Como fica o resultado?

   Hum... mais ou menos. Eu gosto de definir meus atributos com

   use Class::Accessors;
   __PACKAGE__->mk_accessors( qw[ nome rua cep fones ] );

> Aí doeu.

   Deveríamos usar Method Templates para os parametros?

> Isso já é alguma coisa. Não está bom, mas é melhor que
> nada.
>
> Ao meu ver, a grande vantagem de utilizar isso é com
> relação a documentação: manter os diagramas
> atualizados com a implementação do código pode ser um
> saco. E gerar código à partir do diagrama evita que
> você cometa erros bobos como associar dois pacotes que
> não deveriam estar associados.
>
> O programa Autodia faz justamente o contrário: gera
> diagramas à partir do código.

   Perl, inclusive? Duvido.

> Tem muita coisa melhor porque tem alguém
> desenvolvendo. Mesmo assim, ferramentas de código
> aberto que tenham essas facilidades que estamos
> discutindo também não estão maduras para o Java. As
> melhores ferramentas ainda são as comerciais. Mesmo o
> ArgoUML teve seu "branch", que é o Poseidon,
> ferramenta paga. O Poseidon tem muito mais facilidades
> que o ArgoUML, o que faz ele parecer uma versão demo.
> O famoso Eclipse também não tem nada para ajudar nesse
> sentido.
>
> Talvez devêssemos arregaçar as mangas e fazermos nós
> mesmos.

   Bom, na verdade, poderíamos extender o Eclipse, como fez a IBM. Eles
cobram uma verdadeira fortuna pela versão modificada, que vendem como
"ferramenta de desenvolvimento do Websphere".

   Luis Campos de Carvalho is BsC in Computer Science,
   Certified Oracle DBA, UNIX and Linux lover, Perl
   Fanatic and Leader of the Sao Paulo Perl Mongers