Re: [Cascavel-pm] Problemas com acentuação

Quarta Outubro 19 05:47:23 PDT 2005

--- Gilmar Júnior <gilmarjr em im.ufba.br> escreveu:
> Mas e como ficam dados fornecidos pelos usuários? pelo que pude
> interpretar da solução da última vez que tiver problema com isso, o
> navegador do usuário estava mandando caracteres acentuados (e não
> codificados como no html) em iso-8859-1 e como a saída (para o banco)
> deveria ser em utf-8 havia o problema. Tem como eu "obrigar" que o
> usuário mande dados em uma certa codificação? Tem como "detectar" a
> codificação de uma string? (ja vi no perlunicode e no encoding que posso
> converter de uma codificação pra outra, mas não vi como detectar...)

  Hum. Bom, prá mim, dados de usuário são ainda um problema em aberto: eu normalmente costumo
apenas me certificar de que posso oferecer de volta as informações na mesma codificação que me foi
enviada, garantindo que o banco de dados e o aplicativo web não melem a codificação. Na prática, é
como tratar tudo como se fosse binário.

  Eu gostaria de saber de outros jeitos, independentes de /character set/, para resolver este
problema... sugestões, patches e xingamentos são bem-vindos! ;-)

Luis Campos de Carvalho
Member of "São Paulo Perl Mongers",
Unix SysAdmin & OCP/DBA Oracle