Re: [Cascavel-pm] [OFF-TOPIC] Cadastro de internautas e monitoração de emails no Brasil

Sexta Novembro 18 17:09:16 PST 2005

Fiscalização?  A intenção principal é diminuir fraudes em transações e
compras pela rede... mas porque nao criar um protocolo especifico? Inves de
modificar a atual criar uma rede paralela (creio que so criando um protocolo
especifico ja sera possivel) somente para ações que sejam necessarios
informacoes a mais para seguranca de quem pode sair no prejuizo?

Por que?

Abraços,

Gabriel Vieira
----- Original Message -----
From: "Rod Za" <rodzadra em yahoo.com>
To: "Cascavel Perl Mongers" <cascavel-pm em pm.org>
Sent: Friday, November 18, 2005 10:14 PM
Subject: Re: [Cascavel-pm] [OFF-TOPIC] Cadastro de internautas e monitoração
de emails no Brasil

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com> wrote:
> A parte do email realmente nem me afetaria, apesar de ser algo
> completamente errado numa sociedade livre, pois uso somente servidores
> internacionais. O principal problema é que de alguma forma, se isso
> tudo realmente fosse levado a sério, só por usar um servidor
> internacional, você já seria considerado com um grau a mais suspeição.
> Se mandar um email criptografado então...
>
> Isso tudo pode parecer pequenas coisas, mas se isso for pra frente e
> levado a sério como uma boa alternativa, as conseqüências dentro de
> uns 10 anos podem ser razoavelmente drásticas. Por isso, isso me
> [...]

Eu não acredito que tal projeto vá para frente não. Existe inúmeros motivos
técnicos que tornaria
essa lei impraticável e atualmente, mesmo não havendo essa lei com certeza
seus provedores têm uma
lista enorme com tudo isso (os logs são guardados quase que eternamente, ou
vcs se esqueceram
disto?!?).

Além do mais é muito simples rastrear qualquer coisa na internet - basta ter
um mínimo de
conhecimento para chegar ao remetente e/ou ao servidor originário da
mensagem/conexão.

Outro motivo que não me leva a considerar sério essa lei é que qualquer um
pode montar um servidor
de email estando conectado e não precisará de ser cadastrado, ou acessar a
web através de proxies,
máquinas zumbis, p2p (existe um projeto para navegação p2p), tunneis
encriptados entre outras
técnicas/métodos de acessos (se falarmos de wireless fica ainda mais
improvável de se ter
controle). Sendo assim o único meio de ter o que pretendem seria colocar um
"sniffer" em cada
provedor e gravar(logar) absolutamente tudo o que passar por suas redes... e
ainda não inventaram
nada com uma capacidade de armazenamento tão grande.

Em relação à privacidade, nada que o GnuPG não resolva - mesmo com os
computadores atuais,
dependendo do algorítimo e de seu tamanho, levaria-se séculos para descobrir
o que tem na mensagem
:)

Desta forma eu afirmo, pelos pouco conhecimento da área que tenho, que é
impraticável (diria
impossível). :) Isso tá me cheirando a aquelas leis absurdas do tipo que
existe até hoje feita por
algum idiota que não saca nada do assunto. (Só para citar uma lei absurda: o
Brasil tem pena de
morte para desertores :) )

[]'s

Rodrigo Zadra Armond.