Re: [Cascavel-pm] [OFF-TOPIC] Cadastro de internautas e monitoração de emails no Brasil

Sexta Novembro 18 15:21:47 PST 2005

On 11/18/05, Luis Campos de Carvalho <monsieur_champs em yahoo.com.br> wrote:
>  Bom, aqui do meu email localizado nos EUA, acho que isso é ridículo: os provedores vão ter
> custos maiores para oferecer os mesmos serviços, e isso vai se refletir diretamente no bolso de
> quem mantém contas de email no Brasil.
>
>  Os falantes de inglês, como eu, vão fatalmente migrar para contas de email seguras, no exterior,
> e isso vai causar queda de rendimentos para os provedores nacionais. Vamos ver quão longe vai este
> tiro-no-pé governamental...
>
>  Eu não ligaria a mínima para isso. É apenas uma tentativa de fazer uma "reserva de mercado
> [...]

Não sei se você RTFA, mas lá você pode ver que também terá um
"cadastro de internautas". De onde você pode concluir que se isso
realmente for pra frente, vai acabar existindo um grande servidor de
login do governo ou algo parecido.

Eu, de alguma forma, acho essa visão extremamente tenebrosa, ainda
mais considerando que existem vários simpatizantes de regimes como o
da China no governo e estou tentando alertar o maior número de pessoas
que eu conheço sobre isso.

A parte do email realmente nem me afetaria, apesar de ser algo
completamente errado numa sociedade livre, pois uso somente servidores
internacionais. O principal problema é que de alguma forma, se isso
tudo realmente fosse levado a sério, só por usar um servidor
internacional, você já seria considerado com um grau a mais suspeição.
Se mandar um email criptografado então...

Isso tudo pode parecer pequenas coisas, mas se isso for pra frente e
levado a sério como uma boa alternativa, as conseqüências dentro de
uns 10 anos podem ser razoavelmente drásticas. Por isso, isso me
preocupa.

-Nilson Santos F. Jr.