[Cascavel-pm] perl, MySQL e bio informatica

Rod Za rodzadra em yahoo.com
Sexta Novembro 18 10:52:34 PST 2005

--- Luis Campos de Carvalho <monsieur_champs em yahoo.com.br> wrote:

>   Não confunda "velho" com "lento" ;-)
>   Faz muito tempo desde que meu amigo Tim Bunce escreveu a biblioteca, sim. Mas isso não quer
> dizer que ela é ruim de usar.

Não, não. Longe de ser ruim de usar. O que eu queria dizer é que é bem mais simples de se usar a
Class::DBI do que o próprio DBI. Não usei o termo "arcáico" pejorativamente, desculpe se passei
esta impressão. Mas é que   para eu acessar/listar/atualizar um campo numa determinada tabela eu
preciso escrever muito código e realmente neste ponto a Class::DBI é muito mais pratica (ou
moderna).

>   Tenho quase certeza de que a única facilidade que te interessa está relacionada com o acesso
> aos
> campos via nome -- isso pode ser feito com alguns truques de DBI bem explicadinhos na sessão de
> "binding" e com uso extensivo de queries bem-escritas combinadas com "fetchrow_hashref()".

Bem, é uma facilidade tremenda, sem dúvida, mas não é só isso, o "pseudo"-mecanismo da Class::DBI
para trabalhar com relação também é uma mão na roda. A facilidade da criação de uma classe
inteira, utilizando-se poucas linhas de código, para ter  praticamente todas as funções básicas (
procura, edição e exclusão dos dados) também é um ponto muito forte (no meu modo de ver) da
Class::DBI sobre o uso direto do DBI.

>   Se o interesse for grande, posso tentar escrever um artigo sobre isso... ;-) mais alguém se
> beneficiaria disso?

>   Bom, isso quer dizer que podemos tentar escrever uma nova camada sobre o DBI, talvez mais fina
> que a Class::DBI, e tentar construir as funcionalidades que você precisa sobre esta camada...
> que
> tal? ;-)

Luis, realmente e certamente eu gostaria de tentar. Acho que eu não sou tão bom assim para fazer
uma coisa destas mas creio que tendo pelo menos um *GURU* para me direcionar daria para sair uma
coisa boa.

Eu não sei se vc está lembrado mas eu estava até tentando construir alguma coisa do tipo e postei
aqui na lista há algum tempo e vc me indicou a utilizar a Class::DBI e ela me rviu "como uma
luva". :)

Em todo caso acho que depois que passei a usá-la (e principalmente a conviver com esta lista) acho
que o meu perl melhorou e muito :).

Então vamos montar a "tal camada fina" ou não vamos?! :)

[]'s

Rodrigo