[Cascavel-pm] as dores do Unicode

Alceu Rodrigues de Freitas Jr. glasswalk3r em yahoo.com.br
Quarta Novembro 16 08:02:52 PST 2005

Olá monges,

Estive tentando fazer algo relativamente simples e acabei me estressando
ao tentar. Eu gostaria de fazer algo assim:
- converter um arquivo texto em ISO 8859-1 para UTF-8
- um CGI lê esse arquivo de mensagens em utf-8
- o CGI gera páginas usando as mensagens lidas no arquivo, gerando saída
também em utf-8.

Não funciona. Eu li "perldoc perluniintro" e li um blablabla
interminável dizendo como é transparente usar Unicode com Perl 5.8...
mas não encontrei uma maneira rápida de fazer isso.

Tentei usar:

open(my $old_text, '<:encoding(iso-8659-1)', 'text.txt');
open(my $unicode, '>:utf8',                  'text.utf8');
while (<$old_text>) { print $unicode $_ }

E aparentemente não funciona. O que é muito estranho. Se eu uso o
programa "file" no arquivo, recebo como resposta "arquivo texto em
utf-8". Eu abro esse arquivo no Vim e fica uma bagunça. Eu abro isso no
Kwrite e fica uma bagunça. Eu faço o CGI ler isso... e também fica uma
bagunça!

Usar o pragma "use open :utf8" também não resolveu.
Alguém poderia indicar um caminho pelas pedras menos tortuoso?

Grato!

[]'s
Alceu