[Cascavel-pm] Total de dia de determinado mês.

marcoantonio.lima@vivo.com.br marcoantonio.lima em vivo.com.br
Terça Novembro 8 05:35:57 PST 2005

Bom a idéia é praticar a regra então vamos a nova regra:

sub dia {
    my ($mes) = shift;
    my ($ano) = shift;
    my %dia = ('01' => ($$mes % 2) ? 31 : 30,
               '02' => ($$ano % 4) ? 28 :
                       ($$ano % 400) ? 28 :
                       ($$ano % 100) ? 29 : 28,
               '03' => ($$mes % 2) ? 30 : 31);
    return $dia{(($$mes == '02') ? $$mes :
                 ($$mes >= '08') ? '03'  :
                  '01')};
}

my $dia = dia(\$mes, \$ano);

e ai ... como está agora ??

M a r c o   L i m a
VIVO - DGSI - Tarifação - RJ - ES
DBA - Engenharia de Sistemas
marcoantonio.lima em vivo.com.br
Tel: +55 21 25 74 36 67
Cel: +55 21 82 48 03 85

|---------+-------------------------------------------------------->
|         |                 Rod Za <rodzadra em yahoo.com>            |
|         |                 Enviado Por:                           |
|         |                 cascavel-pm-bounces+marcoantonio.lima=v|
|         |                 ivo.com.br em pm.org                      |
|         |                                                        |
|         |                                                        |
|         |                 08/11/2005 06:59                       |
|         |                 Responder a Cascavel Perl Mongers      |
|         |                                                        |
|---------+-------------------------------------------------------->
  >-----------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |                                                                                                           |
  |    Para:  Cascavel Perl Mongers <cascavel-pm em pm.org>                                                      |
  |    cc:                                                                                                    |
  |    Assunto:       Re: [Cascavel-pm] Total de dia de determinado mês.                                      |
  |                                                                                                           |
  |                                                                                                           |
  |                                                                                                           |
  |                                                                                                           |
  |                                                                                                           |
  |                                                                                                           |
  |                                                                                                           |

--- Gilmar Júnior <gilmarjr em im.ufba.br> wrote:

> O ano 2000 não foi bissexto?! Acho que foi...

O ano 2000 foi sim um ano bissexto.

> A regra que me ensinaram é que se o ano for múltiplo de 4 e não de 100 é
> bissexto. Se for múltiplo de 100 só é bissexto se for de 400 também.
> 1600 foi bissexto, 1700, 1800 e 1900 não foram. 2000 foi e o próximo
> múltiplo de 100 que será bisexto é 2400...

A regra para calcular é esta mesmo.

Todos os anos que sejam múltiplos de 4 mas que não sejam múltiplos de 100,
com exceção daqueles
que são múltiplos de 400, são bissextos.

Para quem estiver interessado na história e no porq:
http://www.reniza.com/matematica/novidades/0305.htm#Artigo

[]'s

Rodrigo.