[Cascavel-pm] Perl nas universidades

Alceu Rodrigues de Freitas Jr. glasswalk3r em yahoo.com.br
Sábado Novembro 5 09:16:37 PST 2005

Breno G. de Oliveira wrote:

>Eu antes achava que Perl era uma ótima linguagem para aprender desde
>cedo, antes de qualquer outra. Mas acabei percebendo que um iniciante
>muitas vezes precisa de estrutura e formalidade para se guiar, e isso é
>justamente o que Perl não tem (felizmente!).

Eu concordo que o aluno precisa de uma base teórica, mas isso deveria
ser feito usando o velho e bom "portugol". Qualquer linguagem, por mais
que siga uma estrutura rígida, vai acabar "puxando a sardinha para seu
lado".
Perl é criticado por ter várias maneiras de fazer algo, mas também essa
é uma das suas grandes vantangens. O cuidado que tem que se ter é
aprender primeiro "a forma mais correta" ou elegante, por assim dizer.
Para isso existe documentação online nos moldes do perlstyle. Sem contar
o livro novo da O'Reilly "Perl Best Pratices". Esse é o tipo de coisa
que muita gente que se diz programador em Perl nunca perdeu uns 30
minutos para ler.

>Quem já praticou alguma arte marcial deve saber do que eu estou falando,
>mas na verdade isso se aplica a qualquer arte: "Primeiro aprenda a
>forma. Depois, livre-se dela".

Na verdade você nunca se livra da forma. Você a incorpora. Ela passa a
ser algo natural para você, não um ato repetitivo. :-)
Esse é um tema bastante filosófico... para quem for interessado, valeria
a pela ler "O Tao do Jet Kune Do" do Bruce Lee... mas isso é off-topic
demais já. :-)

> [...]
>até aquilo (em nosso caso, a programação) fazer parte dele. Depois
>disso, ele deve abandonar a estrutura e fazer as coisas como lhe
>parecerem naturais. Nesse contexto, Perl é uma linguagem para quem já
>tem experiência com programação (exatamente QUANTA experiência fica a
>critério da própria pessoa). E a grande vantagem é que, por ser
>completamente livre de estrutura, não importa muito QUAL a linguagem
>anterior a qual vc estudou. Com Perl vc é livre para programar como
>quiser. Dar esse tipo de liberdade e poder a um iniciante poderia acabar

Eu não concordo... programar dessa forma é pedir para uma pessoa deixar
de usar sua criatividade... ele passa a ser um mero repetidor de
procedimentos. Uma linguagem de programação de auto nível deveria ser o
mais próximo possível da linguagem humana... e apesar de usarmos regras
gramaticais, ninguém escreve  um texto exatamente igual ao outro... cada
um tem seu estilo. O ensino de programação deveria se preocupar em
ensinar o aluno a entender o que ele está fazendo. Se ele entender
quando ele deve usar uma fila ou uma pilha, por exemplo, pouco interessa
no que ele vai ter que programar.

>Por esse motivo acho que o ensino de Perl em uma universidade não
>caberia, até pq universidade é lugar de estudar conceitos e fundamentos
>para criar ferramentas (ou mesmo linguagens!), e não para aprender a
>usar as coisas dos outros.

Eu acho que Perl deveria, pelo menos, ser mostrada como uma opção para
lidar com textos. Isso deveria ser uma aula prática para demonstrar a
linguagem, não uma aula conceitual. Já vi programadores de VB, Delphi e
Java ficarem bestas com a facilidade que se faz um programa Perl para
lidar com texto.

>É claro que todo esse discurso está ligado apenas a cadeiras do curso em
>si. Cursos extras ensinando Perl, de repente até valendo crédito, seriam
>mais do que razoáveis. Assim como Java, SQL, Python, Haskell, C++, PHP, etc.

Com certeza! Algumas linguagens são muito boas para fins específicos,
como usar C++ para programar jogos eletrônicos ou animações gráficas
(por conta da performance), mas Perl com certeza mereceria um
laboratório prático.

[]'s
Alceu