[Cascavel-pm] livros nacionais de perl

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Quarta Novembro 2 10:14:02 PST 2005

Pessoal,

Vou divagar um pouco sobre a minha frustração nos parágrafos abaixo. Se
não quiserem ler peço apenas que por favor pulem para o último
parágrafo, onde chego aos "finalmentes" e faço as minhas perguntas
chatas como sempre ;-P

<divagando>

Estive ontem na livraria Saraiva aqui do Rio de Janeiro e fiquei
bastante impressionado com o que constatei na seção de livros de
informática:

Java         == 21 livros diferentes
Delphi/Kylix == 20 livros diferentes
C++          == 17 livros diferentes
C#           ==  7 livros diferentes
C            ==  6 livros diferentes

Perl         ==  1 Livro!

Era o Camelo, traduzido, BEM DESGASTADO, parecia até livro usado...

Fiquei muito triste com isso. Um interessado em linguagens de
programação dificilmente vai optar por Perl quando ele consegue tanto
suporte em outras linguagens. Não quero dizer que a comunidade Perl não
ofereça suporte (muito pelo contrário!), mas acho que todos concordariam
que ajudaria bastante ter mais livros de Perl (e de tudo que vc pode
fazer com ele) nas prateleiras de livrarias nacionais.

Sei que no exterior (e em importadoras) existem vários livros de Perl,
mas são caros, em inglês, e disponíveis apenas em lugares especializados.

Minha pergunta é: o que estamos fazendo de errado? A cultura Perl no
Brasil não me parece tão fraca assim a ponto de termos pouco ou nenhum
material nacional relacionado. Será que as editoras nacionais não se
interessam? Será que, com todas as personalidades que temos no Brasil,
ninguém se interessa ou tem tempo para escrever um livro sobre Perl?
Será que as pessoas tem medo de escrever algo e serem criticadas
simplesmente pq não são core-developers? Confesso que ia achar o máximo
ver nas prateleiras das livrarias um livro do Flávio Glock sobre o Perl
6, um do Daniel Ruoso sobre Enterprise Applications com Perl, um do
Solli sobre Perl em Windows, um do Mago sobre Segredos do Perl, um do
Champs sobre desenvolvimento Web com Perl... mas ficaria igualmente
satisfeito de ver qq coisa relacionada a Perl, feita por qualquer um,
desde que o material fosse bom, relevante e em português.

Naturalmente, não é apenas uma questão de "fazer volume" nas livrarias.
Os livros precisam ser sobre assuntos relevantes, minimamente bem
escritos e revisados. Mas essa é a parte fácil, ainda mais quando a
literatura de Perl em português resume-se ao livro do Camelo. Outra: O
livro não precisa ter 800 páginas. Vejam por exemplo o livro do Aurélio
sobre expressões regulares, que é pequeno mas vai direto ao ponto.
Traduzir também vale! A O'Reilly tem obras primas e seria muito bom
termos mais material em português - e que melhor maneira do que se for
feito por alguém que já tenha contato com o Perl?

Todos concordam, espero, que um dos maiores problemas que o Perl sofre é
a ignorância dos outros programadores. Hoje mesmo estava "evangelizando"
um programador Java falando sobre o CPAN ("90% de todos os programas que
você quer fazer já estão escritos") e ele ficou bastante impressionado,
simplesmente pq nunca tinha ouvido falar. Para ele, assim como para a
maioria dos não programadores de Perl, o Perl é apenas uma linguagem de
script, algo um pouco mais avançado que um shell script. E talvez com
mais livros sobre o assunto nas prateleiras, mais pessoas se
interessassem. Eu mesmo já aprendi muita coisa folheando livros por ai,
acho que é um processo natural que todos fazem (ou estou enganado?). A
força da linguagem no mercado costuma estar ligada a quantidade de
livros relacionados a ela, não?

</divagando>

Bom, o que eu queria saber é se alguém sabe de algum esforço para
produção de livros (originais ou traduções) de Perl no Brasil, ou mesmo
colunas em revistas especializadas (como já vi mencionado aqui uma vez)
que pudessem abrir espaço para o Perl.

[]s

breno