[Cascavel-pm] Perl pode calcular derivadas!

Terça Novembro 1 21:47:57 PST 2005

--- "Breno G. de Oliveira" <breno em clavis.com.br> escreveu:
> Oi Alceu,
> Revivendo uma thread antiga sua, estava procurando no CPAN por funções
> que resolvessem Cálculo de Derivadas e, embora ainda não tenha
> encontrado algo genérico o bastante para mim, acho que os módulos abaixo
> podem te ajudar no problema que vc teve (ou ainda tem) sobre precisão de
> números:

  Isto pode ser implementado.
  O problema de calcular derivadas depende muito de dois fatores mais ou menos interdependentes:

  1) Notação: a notação (de cálculo) pode fazer você pirar. Escolher com cuidado é fundamental.
Existem duas ou três notações populares entre os matemáticos, e pelo que eu pude perceber entre os
engenheiros e físicos devem existir pelo menos mais duas. Recomendo que você experimente com
cuidado e não ouse muito no começo.

  2) Complexidade das Expressões: não acho que alguém tenha dúvidas que isso está ligado à forma
como você representa as expressões. E tenho certeza de que existem derivadas e "Derivadas" (notem
o "D"). Derivar polinômios algébricos em perl pode ser tão simples quanto procurar e substituir
strings. ;-) Claro, conforme a operação se sofisticar, isso pode ficar arbitráriamente complicado.
Por isso cálculo e álgebra são campos em que humanos podem fazer melhor.

  Se você estiver procurando por algum tipo de derivada específica, ou conseguir isolar e fazer
com que seu programa compreenda quando e como aplicar algumas das técnicas, posso ajudar a
construir um módulo capaz de resolver *algumas* derivadas. Principalmente as polinomiais com
expoentes naturais positivos. ;-)

  Espero que isso te ajude de alguma forma.

Luis Campos de Carvalho
Member of "São Paulo Perl Mongers",
Unix SysAdmin & OCP/DBA Oracle