[Cascavel-pm] OpenInteract

Terça Maio 3 14:33:03 PDT 2005

--- Ricardo Filipo <ricardo_filipo em yahoo.com.br> escreveu:
> O IBPAS apoiará o projeto, pois está precisamente
> coerente com o projeto "Padronização de Software para
> Gerenciamento Empresarial".

  Isso é muito bom :-) todo apoio é muito bem vindo!

> Como vc pensa em integrar o OAK com o OpenIteract, na
> medida que ambos fazem mais ou menos a mesma coisa?

  Espero sinceramente que ambos (Ricardo Filipo e Marco Lima) me perdoem a ousadia e a
intromissão.
  Ao me considerarem inconveniente, por favor ignorem o resto desta.

  Eu fui examinar a documentação do OAK e tenho 98% de certeza de que ele é uma implementação do
MVC, mas com o "V" implementado internamente: o Daniel Ruoso construiu software para o "viewer"
dentro do OAK, ao contrário da implementação oferecida pelo OpenInteract, que "importa"
funcionalidade de "viewer" de outro sistema, o Template Toolkit de Andy Wardley. Outra semelhança
(e diferença) entre os dois é que o OAK preferiu utilizar o DBI (através de um Wrapper pequeno)
para oferecer acesso a bancos de dados relacionais, enquanto o OpenInteract preferiu utilizar
SPOPS. A diferença é obvia. A semelhança é que ambos preferiram "importar" software para acesso
uniforme a bancos de dados relacionais ao invés de escrever suas próprias soluções.

  IMHO, qualquer tentativa de integração vai nos levar necessariamente a duas opções: ou
simplificar o fonte, escolhendo uma das implementações propostas, ou complicar ainda mais a
utilização das implementações, obrigando o usuário a optar por uma das duas implementações à
força, antes de começar a construir seu sistema.

  Talvez devéssemos optar por uma "terceira via"...

  Mas isso é apenas a minha opinião, claro...

Luis Campos de Carvalho
Member of "São Paulo Perl Mongers",
Unix SysAdmin & OCP/DBA Oracle