[Cascavel-pm] Editar arquivo como outro usuario.

Segunda Março 28 11:13:14 PST 2005

--- Rod Za <rodzadra em yahoo.com> wrote:

> Pois é, estou achando todas essas soluções "um pouco
> meio sem segurança". Se eu liberar o sudo
> para o usuario 'lp' pode haver uma brecha de
> segurança, seu eu usar o módulo sudo, tenho q
> colocar
> a senha no script.

Não pude olhar seu sistema. Mas exatamente o que você
executa com o usuário lp? Comandos como "lpr" e etc?
Por que vc não tenta criar scripts separados para cada
comando que tiver que executar como o usuário 'lp' e
adiciona esses scripts no sudoers.

A partir daí você configura o usuário do Apache para
ter permissões de execução desses scripts.

Você ainda pode minimizar problemas de segurança
colocando o Apache sobre chroot e instalando uns
módulos de segurança adicionais nele, como o
mod_security (ou algo assim, só lembro que previne DOS
e outras coisas).

> Acho melhor mudar o grupo do arquivo smb.conf para o
> 'lp' e liberar o acesso de escrita nele para
> o grupo 'lp'. (O q vc acha?)

Liberar o acesso de escrita ao smb.conf? Eu acho
loucura. :-)

> Quanto ao site, eu estou meio decepcionado com o
> codigolivre.org.br - sempre está fora do ar!
> Estou movendo (ou pelo menos tentando mover ) o
> projeto  SGQI para o site do governo
> http://colaborar.softwarelivre.gov.br. Mas se quiser
> posso te enviar o arquivo contendo a nova
> versão do SGQI (ela trabalha como um backend para o
> CUPS).

Eu uso o Sourceforge. É lerdo, mas funciona. ;-)

> brigadão,

Não por isso. Mexer com servidores Samba é um barato,
é uma pena eu não ter podido trabalhar mais com ele.
Mesmo meu projeto está paradão.

Quando você o website estiver ok, por favor nos mande
a url! :-D

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br