[Cascavel-pm] Armazenamento de imagens em banco de dados.

Sexta Março 4 09:28:48 PST 2005

Daniel Ruoso wrote:

> Gerenciamento. Se, por exemplo, o sistema permite que vários usuários
> manipulem várias imagens, fica muito mais simples fazer as operações no
> banco do que manter uma estrutura de diretórios e arquivos que você terá
> que manipular na unha...

   Hum. Tenho certeza de que ambas as estruturas podem ser manipuladas
pelo mesmo conjunto abstrato de comandos. Pelo menos, no mundo *nix.

   Tenho certeza de que um sistema de gerenciamento de imagens pode ser
criado baseado tanto em armazenamento direto no disco quanto em
armazenamento indexado, no banco de dados.

   A única vantagem que eu consigo perceber para usar o Banco de Dados é
indexação. Se as imagens possuem características indexáveis, pode ser
que exista alguma vantagem. Mas em 99% dos casos de web, isso não existe.

   Peça ao seu designer para indicar como é feito o gerenciamento de
imagens e subprodutos de peças de campanha publicitária não baseados em
web... você certamente vai acabar de frente para um armário ou gaveteiro
de aço, com uma listinha muito bem escrita na porta... se o cara for
organizado.

   Aí tem meus dois centavos de contribuição.
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Sao Paulo PM Leader,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA