[Cascavel-pm] Heavy Users Nacionais de Perl ?

Marco Lima marco.lima em e-via.com.br
Quinta Março 3 06:47:40 PST 2005

Salve Monges !

Como é de conhecimento de muitos, eu trabalho com desenvolvimento de
sistemas para empresas de telecomunicações já faz algum tempo e essa é
uma das áreas que utiliza bastante a Perl.

Empresas com Claro, Vésper, Embratel, Telemar, Oi, TIM, Brasil Telecom,
GVT, VIVO têm utilizado em Perl nas mais diversas aplicações como na
Engenharia e Mediação (administração da rede de telefonia, filtros,
coversores e tratamento de arquivos de CDRs, fluxo de processos entre
sistemas, carga de informações entre diversas aplicações e banco de
dados, relatórios para Anatel ...), Fraude e Investigação, Billing, DW
(como ferramenta de ETL), Sistemas de Vendas.

Como a Perl não conta com uma empresa como a SUN que investe malas de
dinheiro em marketing para vender a sua linguagem, não temos muitos
"cases" de sucesso relatados, o único instrumento de propaganda que
contamos é o próprio técnico que conhece os benefícios da linguagem. No
Brasil isso ainda é pior, porque não temos muitos téncnicos que se
comprometem com o desenvolvimento da linguagem, e isso não é apenas
criar novos módulos para o CPAN, é preciso desenvolver um trabalho de
evangelização.

Temos muito trabalho para fazer, mas com o pouco que já foi feito
estamos conseguindo bons resultados, mas ainda têm muito trabalho pela
frente. Evangelizar o pessoal técnico é relativamente fácil, porque eles
percebem logo os benefícios em utilizar a Perl. Mas é preciso
desenvolver uma trabalho diferenciado com os Gerentes e Diretores, pois
são eles que vão decidir que ferramenta utilizar, e o que eles procuram
são reaultados, por isso é importante realizar um trabalho de
documentação dos projetos desenvolvidos e seus resultados, e publicar
este trabalho em sites e revistas especializadas.

Para constar na lista temos outras empresas com Motorola, Embrapa,
PRODERJ, Unisys, IBM, HP, SUN, WE DO, Lucent, CSG, Petrobrás ...

[  ]'s

Marco Lima
marco.lima em e-via.com.br
mago em rio.pm.org