[Cascavel-pm] Heavy Users Nacionais de Perl ?

fglock em pucrs.br fglock em pucrs.br
Quinta Março 3 06:36:31 PST 2005

Aqui na PUCRS eu uso Perl no sistema de imagens de
documentos. Os documentos são escaneados e enviados
para o servidor por uma interface web. A base de
dados de texto é Oracle, e a segurança é baseada em
GPG (e SSL).
Temos por volta de meio milhão de documentos, com
previsão de estabilizar em 1 a 2 milhões de documentos.

Temos um sistema de banco de dados seguro, utilizado
pelo Comitê de Ética em Pesquisa, para armazenamento
de dados de amostras de DNA humano. Este sistema é
todo em Perl. Os dados são armazenados em XML e
encriptados com GPG.

Temos várias publicações em CD-ROM e web que dependem
exclusivamente de Perl. São coleções completas de
revistas antigas - todo o processamento de imagem,
organização do banco de dados, formatação de html,
backups, controle do projeto, etc são em Perl. Este
sistema tem uns 100 mil documentos.
http://www.ipct.pucrs.br/cgi-bin/letras/searchglobo.cgi?catalogo=globo

Usamos Perl também para o tratamento de arquivos de
dados de pesquisa, no Laboratório de Microgravidade.
No ano passado eu também trabalhei com a geração de
modelos em 3D em Perl, através do POV-Ray.

Temos também um cluster (4 servidores, 1,5 TB) para o
projeto de Telemedicina que é administrado totalmente
com scripts em Perl (e shell, claro) - eu inscrevi
este trabalho para apresentar no FISL/YAPC::Brasil::2005.

- Flavio S. Glock