[Cascavel-pm] DBD::Oracle ActiveState (off-topic)

Quarta Junho 29 06:22:18 PDT 2005

Isso é rídiculo. Na hora que interessa o departamento
de marketing de empresas como Oracle e IBM fazem uso
daquela conversa mole de "apoiamos o software livre".

Apoiam o diabo, eu digo. Recentemente a IBM atacou o
projeto do JBoss por usar licensa LGPL (na verdade foi
por conta do JBoss atualmente ter alcançado maior
participação no mercado que o Websphere). Não preciso
dizer o esforço marketeiro que tem feito também com o
Linux, que usa a GPL, que por sinal é ainda mais
restritiva que a LGPL. Isso que eu chamo de ter duas
caras.

Olhem essa nota da Oracle:
"With more than 80 percent market share, Oracle is by
far the database of choice for Linux platforms.
Clustering database applications on low cost Linux
servers delivers the performance, scalability and
reliabililty today's businesses are looking for," said
Willie Hardie, senior director of database product
marketing at Oracle." -
http://www.oracle.com/database/feature_db_dbleadership.html

Alguém deveria contar também que eles forçam você a
usar as outras soluções da própria Oracle, normalmente
em Java, por não fornecer mais as bibliotecas dos
clientes e impedindo que programas em Perl, por
exemplo, possam se conectar de forma eficiente ao
Oracle. Usar ODBC é uma alternativa pobre (em termos
de performance) e normalmente disponível só em
plataformas Windows. O único interesse da Oracle em
usar o Linux é ter uma plataforma UNIX de baixo custo
para poder chutar o traseiro da Microsoft.

Sinceramente deveríamos escrever um artigo num dos
sites dos monges (talvez o Brasil.pm) contando esses
detalhes e explicando que seria melhor trabalhar com
outros bancos de dados ao usar Perl, como PostgreSQL e
MySQL. Eu mesmo me disponho a escrever o artigo.

A propósito Joênio, talvez você queira tentar obter
essas bibliotecas da Oracle via um programa P2P e
compilar o módulo do CPAN... claro que isso vai dar
muito trabalho pra você.

[]'s
Alceu

http://aspn.activestate.com/ASPN/Downloads/ActivePerl/PPM/Repository