[Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Igor Sutton Lopes igor em izut.com
Quarta Junho 22 18:27:27 PDT 2005

> Para evitar um processamento server-side de todas as páginas, se
> pode-se partir do pressuposto que o client usa javascript, poderia-se
> colocar uma função que seria rodada no document onLoad das páginas que
> modificaria os links que são pro próprio site no lado do cliente
> mesmo. Isso é algo trivial de se fazer. Assim a única modificação que
> precisaria ser feita seria a inclusão de uma linha pra carregar algum
> .js que faria isso em todos as páginas do site. Na verdade, com algum
> filtro do Apache, daria pra fazer isso automaticamente, creio eu.

Podemos presumir então que o cliente usa cookies também :) e utilizá-lo
para isso ;) Você estaria excluindo alguns navegadores modo texto com a
premissa de utilizar javascript. Acho que tem que ser definido os
requisitos (tem que ter javascript OU tem que ter cookies) para que a
funcionalidade exista. Outro ponto é: como verificar que o usuário não
mais está utilizando o site? Se você utilizar sessão, a mesma tem tempo
de expiração. Acho que tudo conspira para sessão (com ou sem cookies).

Igor.