[Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Ednardo Lobo ednardo em elobo.cjb.net
Quarta Junho 22 13:07:15 PDT 2005

    Rui,

    Sua intromissão foi bastante pertinente! E para não perdermos o foco
vou relembrar à  todos que essa 'thread' foi iniciada  com o objetivo de
encontrar  uma  maneira  de  identificar  individualmente  um  visitante
navegando em um site, de maneira a ser possível calcular, por meio de um
script PERL, a quantidade de visitantes em um determinado instante.

    O  método  comum  de  se  fazer  isto, é  obter  o  endereço  IP  da
máquina dos navegantes  e contabilizá-los dentro de um  período de tempo
apropriado que caracterize  a presença do visitante no site.  Mas como é
sabido, esse método é falho para casos que envolvam máquinas atrás de um
NAT e de um PROXY, como lembrado pelo Rui.

    Como solução foi proposto obter não  somente o IP público mas também
o IP local e utilizá-los em  conjunto como uma chave de identificação. O
que se discute  agora, é como obter o IP  local. Entretanto, nenhuma das
alternativas sugeridas  pareceu satisfatória, pois parece  não haver uma
maneira segura  de obter  o IP  local. E sendo  assim, acho  que devemos
partir para outra estratégia de identificação dos visitantes. Porém, não
sei  se estamos  nos  desviando um  pouco do  propósito  desta lista  de
discussão,  a  PERL, uma  vez  que  a  discussão não  está  inteiramente
relacionado a ela.

--
    Ednardo Lobo

    LOBO's NET - www.lobosnet.com