[Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Igor Sutton Lopes igor em izut.com
Terça Junho 21 16:23:29 PDT 2005

Ednardo,

>     Analisando logs, a estratégia, ao  menos no Webalizer que conheço, é
> contabilizar  uma visita  para  o  conjunto de  'hits'  efetuados em  um
> determinado  período (30  minutos no  Webalizer). Mas  para o  propósito
> que  tenho, seria  muito trabalhoso  e consumiria  recursos escassos  de
> processamento analisando  "on-the-fly" logs  de diferentes  domínios. De
> qualquer forma darei uma olhada no awstats[1], talvez ele implemente uma
> outra estratégia mais eficiente.

Eu utilizo a estratégia de análise de logs "on-the-fly" em um sistema de
contabilização de emails (mais de 4 milhões de linhas por dia, em média)
e o consumo de cpu e memória é muito pouco (0.7 de cpu e 1.4 de memória,
pois tenho uma estrutura de dados armazenada em runtime). Creio que em
qualquer abordagem que você vá fazer, *sempre* vai ter a inconsistência
dos clientes atrás de NAT. Sempre, não dá prá fugir :) Ressaltando que
para o leitor on-the-fly, utilize File::Tail :)

Abraço,
Igor.