[Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Ednardo Lobo ednardo em elobo.cjb.net
Terça Junho 21 07:56:55 PDT 2005

On Tue, Jun 21, 2005 at 01:04:15AM -0300, Luis Campos de Carvalho wrote:

>   Ednardo, você pode usar um "cookie"  na máquina do usuário, e manter
> uma contagem  de "cookies vistos",  exatamente como faz  com endereços
> IP. Assim, teria  um efeito parecido, mas sem precisar  se ater apenas
> ao IP.

>   Desta forma,  cada computador  sob um  NAT Router  estaria "coberto"
> pela sua contagem, sem que você precise se preocupar em dividí-los.

>   Putamplexos!

    Isto  funciona perfeito,  excetuando  as situações  que não  consigo
criar  cookies   em  navegadores  mais  restritivos.   Infelizmente,  os
cookies  na atual  conjuntura em  que  encontra-se a  WEB, são  bastante
depreciados!  E  tenho  descartado  qualquer solução  que  envolva  esse
método. Tenho  conseguido substituí-los  eficientemente e  com vantagens
utilizando 'Apache::Session::File', é claro que necessito também embutir
automaticamente  o id  da  sessão em  todas as  URLs  e formulários  das
páginas WEB e isto resolvi com 'HTML::Parser'.

    Mas no caso do contador  que pretendo implementar não posso utilizar
o esquema  de sessão pois ele  será utilizado em sites  genéricos com ou
sem programação.

    O esquema de obter o IP é  perfeito, mas falho quando existe um NAT.
Penso  que talvez  possa  obter não  só  o IP  mas  também alguma  outra
informação que em situações de NAT não irá gerar uma ambiguidade.

    Mas qual informação seria esta?

--
    Ednardo Lobo

    LOBO's NET - www.lobosnet.com
    eboleto    - www.eboleto.com

--
Always remember that you are unique.  Just like everyone else.