Re: [Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Terça Junho 21 06:52:43 PDT 2005

--- Gabriel Vieira <gabriel.vieira em gmail.com>
escreveu:

> A utilização de cookie não garante 100% de certeza..
> e creio que nesse caso
> quanto menos depender do cliente (a pessoa q acessa
> a página) melhor. Já que
> o cookie pode estar desabilitado ou ser apagado,
> alterado.. oq for..

Sim, mas qual a real necessidade de se ter dados
concretos? Qual o nível de precisão necessário?
Acho plausível... felizmente usuários normais não
perdem tempo fazendo esse tipo de coisa.

> utilização de javascript pode vir a ser a melhor
> opção.. mas msm assim os
> dados passados podem ser alterados...

Uma vez que rode no cliente, não tem como. Talvez um
applet em Java pudesse ajudar um pouco mais (visto que
não é tão trivial de ser manipulado).

> Aliás... como nenhum caso não há como não correr
> "riscos" de receber dados
> alterados, falsos ou iguais... melhor opção seria
> cookie mesmo... creio que
> o javascript não será necessário há não ser que o
> lobo queira detalhar as
> estatísticas...

Se for para fazer isso seria melhor obrigar os
visitantes a se identificarem via login. Aí é
garantido.

> * Só salientando... a maioria dos sistemas utilizam
> ip + navegador :)

O que deixa de fazer sentido se a empresa usa NAT e
possui um padrão de hardware e software instalados.

[]'s
Alceu