[Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Gilmar Júnor gilmarjr em im.ufba.br
Terça Junho 21 05:26:36 PDT 2005

Saudações, Monges!

Sou novo por aqui, e relativamente novo no mundo do Perl.

Acho que pegar o IP e o navegador não garante uma contagem confiável, pois:
- No caso de NAT e várias máquinas com a mesma configuração de software
 apenas um registro seria feito.
- Se considerar o tempo então várias visitas do mesmo cliente serão
contabilizadas várias vezes

A solução apontada por Luis funciona nesses dois casos, mas é dependente
de cookies.

Qual o grande problema com eles? Há riscos de segurança?
Talvez se dados delicados precisarem ser gravados então seria melhor
gravá-los na sessão e mandar o cookie apenas com o ID. Ou sequer usar o
cookie, mas colocar o sessionID na queryString...

Quais outras informações o JavaScript poderia pegar para garantir uma
contagem confiável?

Uso um software de estatísticas chamado awstats[1], que faz analise de
logs e uma das informações que mostra é "visitantes únicos", talvez haja
uma resposta lá...

[1] http://awstats.sourceforge.net/

[]'s
Gilmar Júnior.