Re: [Cascavel-pm]Código ilegivel aoolhohumando atrasa processamento?

Segunda Junho 13 15:43:14 PDT 2005

é...

minha intenção era essa caixinha msm ://

nao fui claro... perdoem-me! mil perdões!!!
----- Original Message -----
From: "Igor Sutton Lopes" <igor em izut.com>
To: "Cascavel Perl Mongers" <cascavel-pm em pm.org>
Sent: Monday, June 13, 2005 7:27 PM
Subject: Re: [Cascavel-pm]Código ilegivel aoolhohumando atrasa
processamento?

> A questão é... a empresa irá me pagar de um jeito ou de outro, por que
> ela não está comprando o software, ela está contratando o serviço de
> desenvolvimento. A questão é que o modelo de negócios de que estamos
> falando aqui é o único que não tem NENHUM problema para migrar para
> software livre, é o único setor que é baseado APENAS no serviço, você
> não está desenvolvendo um produto que vai sair vendendo por aí, você
> está fazendo um software específico para um cliente específico.

Muito boa a abordagem... Gabriel, você vai fazer uma caixinha e vender o seu
software ou ele é feito para apenas um cliente?

Se você for vender um software 'de caixinha', isso é, digamos, aceitável. O
grande ponto aqui é o que o Daniel falou várias vezes que é o modelo de
negócio. Muitas vezes o seu cliente não se importa com o que você está
usando
ou se você vai utilizar a estrutura novamente. Todos, e muito mais você,
usufruiria da liberdade de utilização do seu pedaço de código. Imagine que
você, cada vez que faz um sistema de notas fiscais, escreva toda o 'core' da
aplicação. Isso você não faz, pois já tem uma biblioteca sua que faça esse
trabalho. O grande ponto é que você pode entrar em outros nichos da cadeia,
que seria prestar consultoria para outras empresas que utilizam o seu
software, e ter o mesmo melhorado pela comunidade, pois todos sabemos que
duas cabeças pensam melhor que uma. Muitas vezes as empresas partem da
atitude negativa de fechar o código, e garanto que se tivessem uma visão
mais
ampla, fariam desse limão uma limonada (vide por exemplo, o JBoss).

Abraço,
Igor.