[Cascavel-pm] Código ilegivel ao olho humando atrasa processamento ?

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Segunda Junho 13 14:27:20 PDT 2005

Em Seg, 2005-06-13 às 15:22 -0300, igor em izut.com escreveu:
> Não sei se vocês assistiram o speech do Randal no FISL. Ele falou
> justamente sobre isso.

Bem lembrado...

> Você consegue separar em um sistema que fez em
> partes privadas e partes que você consegue contribuir para com a
> comunidade.

Exatamente... Isso pressupõe você negociando com o cliente para abrir o
máximo de código possível, deixando fechado apenas aquilo que o cliente
exigir.

É bem diferente da postura de querer ofuscar o código para que ninguém
(nem o cliente) tenha acesso a ele.

> Não sei se é muito
> diferente de mercado para mercado, mas segundo ele (novamente foi só o que
> eu escutei) dá certo com seus negócios.

Exatamente, ele está negociando para abrir o máximo possível
(preservando informações táticas, como você disse), e não querendo
ofuscar o código para que o cliente não possa ver.

>  Talvez esteja na hora de nos
> acostumarmos a contribuir, já que não há quem programe em Perl que não vá
> no CPAN para verificar se o que precisa já estar feito.

Infelizmente existe... tá cheio de "script-kiddie" por aí...
<alfinetada>e gente que ofusca código em vez de usar mais a CPAN e
contribuir com o que faz</alfinetada>.

daniel