Re: [Cascavel-pm] Código ilegivel ao olho humando atrasa processamento?

Segunda Junho 13 10:59:09 PDT 2005

--- Daniel Ruoso <daniel em ruoso.com> escreveu:
> E isso é valido para código ofuscado ou não! Se o
> cara realmente quiser
> te sacanear ele vai conseguir mesmo que você ofusque
> o código.

É verdade. Mas também não é tão trivial assim fazê-lo.
A pessoa precisa pelo menos ter algum entendimento de
programação na linguagem usada. Também vai levar algum
tempo para fazê-lo: engenharia reversa às vezes pode
demorar mais do que desenvolver algo do zero.

> E ofuscar o código não vai mudar isso. Vai só
> impedir você de mostrar
> por que vale mais a pena contratar você do que um
> cara mais barato.

De quer forma impediria? Por que eu não deixei o
código fácil para ser observado?
Isso parecia pouco ético se durante a negociação o
cliente tivesse solicitado isso. Do contrário, não
vejo porque facilitar a vida deixando código comentado
e identado para quem, teoricamente, não tem interesse
em lê-lo.

> No ato de fazer!!!!

Depois de feito então perde-se o valor? Um sistema
rodando por 10 anos sem modificação possui menos valor
do que foi implementado hoje?

> funciona de
> as
> como
>
> Hmmmm... considerando que o código seja GPL, eu iria
> ficar muito feliz
> que alguém com dinheiro investisse nele...

Falando (principalmente) em entidades financeiras isso
não vai acontecer. Essas empresas não tem o menor
interesse em que terceiros saibam com ela funciona:
isso é considerada informação tática.

> isso
> bom
>
> e por isso você ainda fica tentando ofuscar
> código... ;)

Qual seria a melhor estratégia então na sua opinião?
Mostrar o código, mesmo que isso não tenha sido
negociado?

Mostrar código para uma comunidade de programadores da
qual faço parte é uma coisa... liberar para um empresa
que está nadando no dinheiro é outra.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br