[Cascavel-pm] Código ilegivel ao olho humando atrasa processamento?

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Segunda Junho 13 10:28:25 PDT 2005

Em Seg, 2005-06-13 às 14:11 -0300, Alceu R. de Freitas Jr. escreveu:
> descobrir se alguém
> está lhe passando a perna nesse sentido pode ser
> bastante trabalhoso, sem contar ainda o tempo que um
> processo aberto por você pode durar nos tribunais,
> mais as eventuais despesas e mais a possibilidade de
> você não ganhar a causa.

E isso é valido para código ofuscado ou não! Se o cara realmente quiser
te sacanear ele vai conseguir mesmo que você ofusque o código.

> Seria exatamente assim SE as empresas atualmente não
> preferissem entregar seu trabalho para alguém que se
> sujeita a ganhar menos que você, mesmo que às custas
> de perda de qualidade do serviço prestado.

E ofuscar o código não vai mudar isso. Vai só impedir você de mostrar
por que vale mais a pena contratar você do que um cara mais barato.

> Isso ficou confuso... sempre achei que se aplicasse a
> qualquer pessoa e profissão, não apenas para Perl
> monks. :-)

:)

> Ainda mais confuso. Parece a história do ovo e da
> galinha. Se o fruto de meu trabalho vale menos que o
> trabalho que eu tive para fazê-lo e eu não sou a
> galinha dos ovos de ouro... aonde está o valor?

No ato de fazer!!!!

> Talvez você esteja falando sobre o valor que damos ao
> nosso trabalho realizado... logicamente o restante do
> mundo não o valoriza tanto quanto você. De qualquer
> forma estamos já estamos "viajando" nesse assunto. :-D

Ou não...

> Antes a lei simplesmente
> não era lógica. Tudo o que você produz em software é
> considerado obra artística no Brasil. É sempre seu,
> mesmo que você venda.

Calma... você vai continuar sendo o autor, mesmo que não seja mais o
dono dos direitos... E isso não é nada recente...

> Um módulo Perl para desenvolver um sistema funciona de
> maneira análoga. Mas entregar código que aplique as
> funções de negócio de uma operadora de cartão de
> crédito... não acho que isso deve ser liberado como
> código livre.

Hmmmm... considerando que o código seja GPL, eu iria ficar muito feliz
que alguém com dinheiro investisse nele...

> Conforme esses "geradores" de código automático
> evoluem, vou ficando preocupado. ;-)

e por isso você ainda fica tentando ofuscar código... ;)

daniel