[Cascavel-pm] Código ilegivel ao olho humando atrasa processamento?

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Segunda Junho 13 09:51:33 PDT 2005

Em Seg, 2005-06-13 às 10:27 -0300, Alceu R. de Freitas Jr. escreveu:
> Uma coisa é o cliente lhe pagar para ter uma solução.
> Outra coisa é te pagar para ter propriedade da solução
> que você vai desenvolver.

UEEEEEPAAAAA!!!!! Perae!!!!

O fato de o código ser disponibilizado não significa em nenhum momento
que a propriedade do código vai ser do cliente!!! O autor do código
AINDA é você, e, dessa forma, você é o dono dos direitos. Então, a não
ser que você repasse explicitamente o direito para outro, ele continuará
sendo seu. E acredite, essa é a base que sustenta a GPL.

>  A diferença parece sutil,
> mas se você tiver o azar de topar com um espertinho,
> pode se surpreender com ele ganho dinheiro
> literalmente às suas custas. É como negociar um carro
> zero à preço de carro de 1994.

Quem dera eu estivesse mexendo com códigos que valessem tanto dinheiro
assim. Acredite, o código que você produz vale bem menos que você, e se
alguém fosse "ganhar dinheiro às suas custas", você já estaria muito bem
remunerado por ele (afinal, é mais interessante contratar o autor do
código para dar manutenção).

Isso é um dos aprendizados mais duros na vida de um candidato a
monge ;)...  Humildade... O fruto do seu trabalho vale menos do que o
trabalho que você teve para fazê-lo! Você não é a galinha dos ovos de
ouro!

> Por algum milagre a lei brasileira delimita bem esses
> conceitos. A menos que você explicitamente permita
> (através de contrato) a empresa que solicitou seus
> serviços não pode vender sua solução, apenas usá-la.

UÉ???? O que você esperava????? é assim no mundo inteiro... Você só não
tem direito sobre o que for produzido se você for funcionário de uma
empresa. No caso de prestação de serviços é esse o padrão.

> Essa é uma questão interessante... veja, para empresas
> geralmente um algorítmo de computação (por si só) não
> serve para nada... mas para o desenvolvedor, que tem
> que entender o negócio do cliente e "transcrever" ela
> em código, é muito bom.

Não entendi o que você disse, mas acho que você só está me dando razão
ao dizer que o código não é "quase" nada... Como eu disse antes, você
vale mais do que o código que você produz, e isso nunca vai mudar...
(ok, nunca eu não sei, mas vai ser assim por um bom tempo....)

daniel