[Cascavel-pm] [Off-List][Advertência]: Postura Inade quada para um Líder de Grupo ! [Was: Código ilegivel ...]

Nelson Ferraz nferraz em gnubis.com.br
Domingo Junho 12 07:58:53 PDT 2005

> Eu não sou contra fisolofias do software livre, vocês que estão
> dizendo isso. Pelo contrario, eu apoio software livre, tanto que estou
> inscrito em duas listas de discussões de linux do ES.

É bom saber que você também está inscrito em listas de linux, mas não estamos falando de nenhuma tecnologia em particular, e sim dos princípios éticos e filosóficos que norteiam o movimento chamado "Software Livre".

"Não há nada errado em querer pagamento pelo trabalho, ou em procurar maximizar a renda de uma pessoa, desde que não sejam utilizados meios destrutivos. Mas os meios comuns hoje no campo de software são baseados em destruição.

Extrair dinheiro dos usuários de um programa restringindo o seu uso é destrutivo porque as restrições reduzem a quantidade de vezes e de modos em que o programa pode ser utilizado. Isto reduz a quantidade de bem-estar que a humanidade deriva do programa. Quando há uma escolha deliberada em restringir, as consequências prejudiciais são destruição deliberada.

O motivo pelo qual um bom cidadão não utiliza tais meios destrutivos para se tornar mais rico é porque, se todos fizessem assim, todos nós nos tornaríamos mais pobres pela exploração mútua. (...) Especificamente, o desejo de ser recompensado pela minha criatividade não justifica privar o mundo em geral de tudo ou parte da minha criatividade." -- Manifesto GNU (Richard Stallman)

http://www.gnu.org/gnu/manifesto.pt.html

[]s

Nelson