Re: [Cascavel-pm] uso de Perl comomiddleware e tecnologias disponíveis

Nilson Santos acid06 em gmail.com
Sábado Junho 11 09:58:24 PDT 2005

On 6/11/05, Gabriel Vieira <gabriel.vieira em gmail.com> wrote:
> Sendo o SOAP lento e pesado.. nao seria melhor buscar alternativas?
>
> To começando a entrar nessa área de programação e sempre achei que criando
> meus proprios meios de identificação de dados requeridos e distribuindo a
> API referente seria + facil.. (continuo achando)... mas parti pra explorar o
> XML... eh bastante interessante.. mas ainda nao comecei de fato e pouco sei
> sobre todas suas funções...

Eu concordo que SOAP não é a alternativa mais eficiente do mundo.
MAS, tem um porém: qualquer programador profissional com uma
experiência em interoperabilidade via web em qualquer linguagem hoje
em dia já ouviu falar ou teve que desenvolver WebServices, que utiliza
SOAP como meio. E pra isso já existe uma API bem desenvolvida pra
praticamente todas as linguagens.

Principalmente, se o sistema em questão for algo bem direcionado à
empresas, se você estiver competindo com um sistema que tenha as
mesmas características funcionais mas implemente tudo utilizando
WebServices e seu sistema utilizar um padrão próprio baseado em YAML
(que, apesar de interessante e bem mais eficiente, é também bem mais
desconhecido), certamente o seu concorrente levaria a vantagem.

Por questões de interoperabilidade, SOAP acaba levando a vantagem. E
não é tão mais lento assim.

Obviamente, se a escolha fosse livre entre YAML e SOAP, sem
"penalidades", eu iria com YAML. E se fosse completamente livre de
quaisquer restrições provavelmente utilizaria um protocolo específico,
"home-made", sem aderir a nenhum padrão formal já existente.

-Nilson Santos F. Jr.